segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Círculos de pessoas como movimento natural ou "regras estúpidas que nem precisam ser ditas"

Círculo é um conceito bem simples. Não é porque as pessoas se sentem em círculo. Elas podem se espalhar pelo ambiente como sentirem vontade. Mas um círculo pressupõe que não existe inferior ou superior, que todos fazem parte do processo do mesmo modo. Em um círculo, o jovem e o velho podem ser ouvidos do mesmo modo e se reconhece que todos tem alguma sabedoria.

O lugar onde o círculo se encontra precisa fazer com que todos se sintam a vontade. Que exista privacidade e aconchego. Que tipo de lugar vai abarcar essas características pode variar de acordo com o círculo e seu objetivo. Mas é preciso algum conforto, seja o que for que o grupo considere conforto.

Nenhum objetivo é idiota demais. Qualquer motivo é um bom motivo para que as pessoas se reunam e partilhem. Pode ser para aprender algo juntos, como um grupo de estudo, para assistir um filme, para falar de novelas. Pode ser simplesmente para comer juntos. Talvez o objetivo do círculo permaneça sempre o mesmo. Talvez ele seja mesmo o foco mais importante. Talvez seja apenas uma desculpa para o que realmente importa: estar juntos.

Todo mundo ouve, todo mundo fala. Mas isso pode ter a dinâmica que for. Talvez existam momentos de alguém dizer algo para todos ouvirem. Existem momentos em que se quer falar só com alguém ou surge uma conversa entre alguns que depois se expande. Alguns gostam de falar mais. Outros precisam ouvir por longo tempo até ter coragem de se manifestar. Para quem está de fora, pode parecer apenas o caos, desde que isso funcione para o grupo.

Um círculo encoraja a falar e celebra isso. Não importa se alguém discorda ou não - e existe liberdade para discordar. Mas todos tem que saber que serão apoiados a falar o que acharem importante.

O círculo é um lugar seguro. Talvez exista um pacto de silêncio: o que for dito ali não sai para fora. Talvez, seja simpelsmente a sensibilidade de saber o que se pode ou não falar. Mas sempre, dentro do círculo, falamos de assuntos que em outros lugares não falaríamos.


Kandinsky, estudo de cores, Quadrados com círculos concêntricos
Pense com simplicidade. Cabeça leve, barriga feliz e pés confortáveis são um caminho seguro para que a partilha entre todos seja a melhor possível.

Em um círculo não existe lugar para a culpa. Mas se souber até onde ir, também se pode fazer alguém pensar sobre algo que está fazendo mal para a pessoa. Como brincar com as fumantes quando sairem do espaço do círculo para fumar.

As pessoas não são perfeitas. Um círculo não é perfeito. Lidar com a imperfeição é que nos faz evoluir. E as falhas de uma são compensadas pelas qualidades de outra. Não a toa um círculo fala de apoio. Afinal, apoio é aquilo que usamos para não cair.

Existem momentos em que círculos diferentes se mesclam. E esses são momentos de celebração. Mas o prazer de estar dentro de seu círculo também merece ser celebrado.

Um círculo de mulheres é apenas para mulheres. Um círculo de homens é apenas para homens. Um círculo de gente de determinada idade é apenas para gente de determinada idade. Respeite a proposta do círculo e o círculo vai respeitar você.

Círculos podem durar dias our séculos. Talvez seu tempo dentro do círculo seja curto: isso não vai fazer desse tempo menos significativo ou importante.

Na dúvida sobre a atitude correta, lembre-se que não importa o que for fazer, pode ser feito de maneira gentil.

Um comentário:

Iony disse...

*suspira*

seu texto me fez bem,me fez feliz,me fez ter esperança. Esse fim de semana eu constatei definitivamente que o circulo que montei aqui já cumpriu sua razão de ser e que eu precisava parar de me debater contar isso e deixar ir. Como um filho que sai de casa e vai viver a propria vida. Dói. Mas eu preciso me abrir para o novo sonho, que está começando ase colorir.Eu fico feliz por vc estar dentro de um circulo, eu fico feliz por estar com vc, eu fico feliz pela nossa partilha.

PS: seu texto me valeu mais q toda a leitura do Milionesimo Circulo!