quarta-feira, 8 de setembro de 2010

diariando

Em inglês eles tem esse termo maravilhoso: journaling. Uma das poucas coisas com que simpatizo na língua inglesa (além dos originais dos meus poetas anglofonos, rs) é essa facilidade em transformar substantivos em verbos. Então você tem "diário", "journal" e esse verbo, journaling, que é o ato de escrever um diário.

Escrever pelo exercício pessoal de se conhecer, de olhar para si. Acho isso muito bacana. Escrever é bom, e escrever para os outros é mágico. Mas a chance de escrever para você mesmo, pelo exercício de auto conhecimento e não de alta literatura é algo que abre para todos uma portinha discreta para o lado de dentro.

Eu tenho o hábito. Quando não sei como lidar com algo,escrevo,escrevo,escrevo, crio devaneios e personagens que servem para lidar com as coisas difíceis. Como uma criança criando amigos imaginários, eu escrevo.

Mas muitas vezes, a gente quer espiar pra dentro de nós segurando na mão de alguém. A gente quer uma dica. A gente quer brincar de caderno de enquete (lembram disso?)

Foi por acaso que cheguei no blog Grace is overrated. Lá, encontrei essas páginas lindas para isso mesmo. Escrever sobre si. E eu recomendo para quem lê em inglês.

Mas ai eu imagino um, que tem um monte de gente que não lê em inglês. E dois, que as vezes a gente quer compartilhar aquilo que está escrevendo. E um monte de gente que eu conheço não lê em inglês.

E foi assim que surgiu isso aqui ó:



Eu não sou assim uma designer. Isso aí se chama "muitas fontes free e um photoshop meia boca". Mais algumas horas vagando pela web procurando  idéias de journaling e adaptando e inventando, e umas citações achadas por aí de que eu gosto bastante. Clicando na imagem ela aparece grande.

E é isso. Se alguém gostar e quiser brincar também, eu vou postando as outras que eu for fazendo por aqui. =)

2 comentários:

Iony disse...

Claro que eu amei, ainda mais que tem tudo a ver com meu atual momento de auto conhecimento!Eu nao sabia q ferramenta uasr para esse processo e vc me veio com essa benção! Nossa, muita grata a vc e seu photoshop meia boca! E a gente tem q bombar nessas dicas nos blogs, acho q é esse tipo de partilha que falta! Arrasou !\o/

Inês Barreto disse...

Adorei a ideia! =D